Você já se deparou com aquela influenciadora famosa divulgando receitinhas que prometem eliminar alguns kg em poucos dias ou semanas?
A internet está repleta de dietas malucas que prometem resultados rápidos e fáceis. E muitas dessas dietas são baseadas em falsas alegações e podem ser prejudiciais à saúde.
Dra, como identificar uma dieta maluca?
Existem alguns sinais de alerta que podem ajudar a identificar:
- Promessas de resultados rápidos e fáceis
- Restrições alimentares extremas
- Eliminação de grupos inteiros de alimentos
- Uso de suplementos alimentares não comprovados
- Alegações de que a dieta pode curar doenças
Quais são os riscos de fazer essas dietas?
As dietas malucas podem ter uma série de riscos para a saúde, incluindo:
- Deficiências nutricionais
- Perda de peso não saudável
- Problemas digestivos
- Desequilíbrios hormonais
- Aumento do risco de doenças crônicas
E como posso evitar?
A melhor maneira de evitar as dietas malucas é se informar sobre nutrição e saúde. Procure informações de fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Nutrologia e o Conselho Federal de Nutricionistas.
Essa é a melhor maneira de perder peso:
Se você estiver interessado (a) em perder peso ou melhorar sua saúde, converse com um nutricionista ou profissional atuante na área de Medicina do Esporte.. Um profissional pode ajudá-lo a criar um plano alimentar saudável e personalizado para suas necessidades individuais.
Importante: não acredite em tudo o que você lê na internet!
Quando se trata de nutrição, é importante ser crítico e não acreditar em tudo o que você lê na internet. Se você tiver alguma dúvida sobre uma dieta específica, converse com um profissional de saúde qualificado. Lembre-se: seu corpo é um investimento, é nele que você irá morar durante toda a sua vida.
Eu me chamo Dra Ana Flávia Andrade, atuo na área da Medicina do Esporte, equilibrando sua composição corporal e posso te ajudar nessa jornada. Vamos juntos (as)?
PS: Não deixe de me acompanhar no Instagram @draanaflaviaandrade. Lá, compartilho com você casos, temas e assuntos pertinentes ao lipedema, obesidade, emagrecimento e implantes hormonais.
Um abraço!